Um departamento de compras precisa organizar bem suas ações para ser produtivo e realizar bons negócios para a empresa. Veja algumas informações importantes que você deve ter para realizar uma boa compra. 

As informações necessárias na hora da compra

Uma das principais informações que se deve ter na hora da compra é em relação ao estoque. É preciso saber bem o quanto de mercadoria está disponível dentro da empresa para repor quando for necessário ou estimular as vendas dos produtos que não saíram. Para isso, é interessante que a empresa tenha um sistema integrado de monitoramento. 

Também é importante estar integrado com o setor de finanças, já que o dinheiro utilizado nas compras deve estar garantido. 

Informações referentes ao prazo de entrega também são fundamentais, ainda mais se você precisa comprar diversos materiais e um depende do outro para que o seu produto final fique pronto. 

É importante verificar também a idoneidade do fornecedor. Pesquise bastante sobre ele e, se possível, realize alguns testes para verificar se a mercadoria é entregue no prazo que você estipulou. Verifique também se a empresa dele emite nota e reúne as informações fiscais para não ter nenhuma surpresa na hora de realizar os pagamentos. 

Combinar com o fornecedor ou vendedor como será a política de trocas, devoluções e conserto de produtos também é bem relevante. Tudo o que ficar acertado antes poderá evitar dores de cabeça e correria com os clientes depois.  

Como o setor de compras muitas vezes é um dos mais sacrificados para economizar em momentos de crise, procure sempre comprar produtos mais baratos e de qualidade para evitar colocar a empresa em situações financeiras difíceis. 

Por último, é importante combinar exatamente com o fornecedor as condições de pagamento. Para isso, também é importante estar afinado com o departamento financeiro da empresa e saber as condições e prazos ideais de pagamento. 

Agora, confira 04 ações que você vão te ajudar a realizar uma boa compra: 

Planeje bem o orçamento

Um bom planejamento é essencial para o departamento de compras. Por isso, o ideal é ter um sistema que ajude a mensurar os gastos e outras informações relevantes, para que as compras estejam sempre dentro do orçamento da empresa. 

Sistematize todas as etapas da compra e informações da negociação

É imprescindível ter todas as anotações referentes ao fornecedor e à compra sistematizadas. Isso ajuda na sistematização de todas as etapas e facilita a integração do departamento de compras com outros setores da empresa, como o de logística e o financeiro. 

Reúna-se com diversos fornecedores 

Para encontrar os fornecedores ideais com os produtos que melhor cabem na sua empresa, o ideal é que você se reúna o máximo possível com um número razoável deles. Compare os serviços oferecidos, os preços, o prazo de entrega, a qualidade dos produtos e o que mais for necessário. 

Vá em feiras para conhecer novos fornecedores e produtos 

Um bom lugar para conhecer novos fornecedores é visitar feiras temáticas que têm a ver com os produtos ou serviços que você procura. Planeje as visitas e tenha em mãos cartões ou outros meios para se comunicar e agendar negociações. 

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das nossas novidades!