É provável, caso seja curioso ou deseje aprimorar a gestão de identificação, classificação e numeração de produtos do estoque de sua empresa, que já tenha ouvido falar no Nato Codification, o sistema de codificação logística da OTAN.

Mas, se ainda não ouviu falar, continue a leitura e saiba como esse sistema pode trazer maior otimização, eficiência e produtividade para o seu negócio.

Afinal, o que é Nato Codification?

É um sistema uniforme e comum para a identificação, classificação e numeração de itens de estoque ou de suprimentos. Ele foi projetado para atingir a máxima eficiência logística, bem como para facilitar o processo de gerenciamento dos dados de materiais em geral.

Trata-se de uma solução consentida tanto pelos países membros da OTAN como por aqueles que não fazem parte de tal instituição — em relação a estes, utilizam tal sistema para tomar conhecimento acerca de identificação de equipamentos, em geral, e suprimentos.

Vale mencionar que ele tem como base de funcionamento o Sistema de Catalogação Federal dos Estados Unidos,  metodologia já abordada por aqui, confira em – Federal Supply – e é utilizado não somente pelos departamentos de estado, mas também pelas grandes corporações privadas.

Quais os principais objetivos do Nato Codification?

  • Facilitar a compreensão de dados entre as nações que utilizam tal sistema;
  • Garantir maior eficiência às operações logísticas internacionais;
  • Facilitar o uso das informações;
  • Minimizar os custos de logística das nações que fazem parte da OTAN.

Para garantir que tais objetivos sejam alcançados, o sistema determina que cada item cadastrado contenha: um nome exclusivo; uma classificação única; uma identificação única; e, por fim, um número de estoque único da OTAN.

Quais as vantagens de utilizar o Nato Codification?

Em geral, o sistema Nato Codification fornece informações precisas sobre o item desejado, permitindo assim uma rápida consulta e acesso ao conhecimento racionalizado. Especificamente, apresenta os seguintes benefícios:

  • Padronização no registro de mercadorias, evitando a duplicidade de informações;
  • Amplo acesso a toda gama de informações sobre todos os itens de suprimentos nos inventários das nações unidas;
  • Uso de uma linguagem comum, compreendida por todos os usuários de maneira fácil;
  • Aprimoramento das relações entre governos e indústrias, através do uso único de um sistema de informação de        identificação comum;
  • Profundo conhecimento acerca dos itens de fornecimento, através da consulta detalhada de materiais;
  • Melhoria na determinação dos requisitos dos itens desejados, bem como alta capacidade de realizar um orçamento enxuto;
  • Redução de custos com a criação de uma plataforma que possa desempenhar função similar ao Nato Codification;
  • Amplo espaço para armazenamento e manutenção de dados.

A Nato Codification é uma excelente solução para as indústrias, porque permitem que elas possam não só se comunicar entre si, a partir de uma linguagem comum, mas também com órgãos internacionais importantes. Além disso, oferece, por meio de seu sistema de padronização de informações de itens de suprimentos, eficiência e otimização para a sua organização.

Já que está aqui, aproveite o momento e assine a nossa newsletter! Assim, você recebe em seu e-mail novidades e artigos com exclusividade. Não perca esta oportunidade!