A análise de dados está cada vez mais presente em nossa rotina. Afinal de contas, em muitas situações eles se tornam informações relevantes para tomada de ações e decisões. Existem dados que são considerados norteadores na estratégia das empresas, são os dados mestres ou também chamados de master data! Por isso, trouxemos 03 fatos que você precisa saber sobre a gestão de Dados Mestres, que são considerados essenciais para o universo corporativo.

1 – A importância dos dados mestres para o negócio:

Os dados mestres são informações consideradas essenciais para uma organização. Esses  dados são coletados desde quando a empresa inicia suas atividades até o cenário atual em que ela está, independentemente de seu porte ou setor. Como são informações chave para o negócio, necessitam estar dentro de algumas conformidades: atualizadas, organizadas, categorizadas de maneira certa, já que são importantes para o núcleo estratégico da empresa.

Os dados mestres podem ser encontrados em diferentes sistemas e setores chave de uma empresa, tais como: compras, almoxarifado, produção, vendas e contabilidade. Esses dados são importantes para que a empresa conheça os consumidores ou empresas as quais estão se relacionando comercialmente. Desta forma, a empresa se torna mais preparada para atender o mercado que ao qual pertence, identificando preferências e analisando possíveis melhorias em seus produtos e serviços.

Essas informações chaves quando bem utilizadas, se tornam insights para melhorias no negócio, seja para entender melhor os clientes, como também se tornam benéficas para a organização interna, como integrar setores e unidades de maneira informativa, além de otimizar processos relacionados a dados.

2 – O impacto dos dados mestres na rotina das empresas:

Como já vimos, os dados mestres estão distribuídos entre vários setores dentro de uma organização. As empresas possuem tamanhos variados e quanto maior for a empresa, mais dados mestres provavelmente ela terá. E, se alguns dados estiverem duplicados ou com informações incompletas? Ter tempo para analisar tantos itens de maneira manual pode se tornar uma agulha no palheiro.  

Supondo que o setor de compras, recebeu um pedido do setor de produção, para comprar um item que já está cadastrado na base. Agora, imagine que o material se trata de um equipamento importado, caso a classificação fiscal esteja incorreta, isso poderá tornar a empresa vulnerável a multas fiscais.  

Tendo em vista que o setor de compras e almoxarifado são setores que possuem informações chave, os fornecedores são relevantes para a empresa, como também a escolha deles. A necessidade de uma ferramenta para certificar a situação legal da empresa nas entidades públicas e privadas, é fundamental. Afinal, a organização precisa ter veracidade de que o futuro fornecedor esteja apto antes de fechar qualquer negociação. 

3 – Como gerenciar os dados mestres?

Com o aumento de dispositivos conectados à internet, como os computadores e smartphones, houve um crescimento gigantesco de dados. Em 2019 o Brasil foi considerado o segundo país a passar mais tempo na internet, de acordo com um estudo feito pela Hoopsuite em parceria com a We Are Social. Imagine agora, com o cenário de Home Office?

O que vem preocupando as empresas é a governança master data dentro da organização. A acumulação de dados sem controle pode ser bastante prejudicial, trazendo dificuldades para fazer, até mesmo, análise básica dos dados. 

Por isso, aconselha-se contar com ajuda de uma ferramenta que reduza o tempo operacional na organização dos dados e que mantenha seus dados atualizados e padronizados, trazendo mais tempo hábil para enxergar os dados mestres de maneira estratégica. 

A tecnologia, considerada como uma grande aliada das empresas, tem como solução a governança de dados mestres, que serve para gerenciar, organizar, categorizar e enriquecer as informações essenciais. Também alinha os dados de acordo com a regra comercial da organização, relacionada às estratégias operacionais, de marketing e vendas, eliminando qualquer problema gerado por dados incorretos.

Fazendo uso de plataformas de gestão de dados mestres, também chamadas de Master Data Management, o histórico de compras, informações do cliente, informações completas de materiais e serviços são exemplos de dados que poderão ser  encontrados de maneira padronizada e organizada.

Existem plataformas como  a Klassmatt cuja especialidade contribui para o master data de compras. Um dos maiores benefícios de investir em uma plataforma assim é a redução de custos nas compras: por meio do cadastro de materiais e serviços. O acúmulo de informações pode poluir a base de cadastros, levando a empresa a usufruí-los de maneira incorreta e atrapalhar pequenas análises que sejam necessárias.

Pensando ainda no cenário de compras, a existência de itens obsoletos ou desatualizados na base de cadastros, pode ocasionar compras incorretas ou desnecessárias.

Com o objetivo de manter os cadastros de materiais e serviços organizados, padronizados e enriquecidos de maneira constante, a Integra oferece o serviço de governança de cadastros por meio da Plataforma Klassmatt. Contando com uma equipe especializada para cadastro de novos itens, você poderá evitar transtornos como multas indevidas e, possivelmente, economizar em créditos fiscais pela classificação fiscal de materiais estar dentro das conformidades.

Como a plataforma Klassmatt pode ser integrada ao seu ERP, seus dados mestres estarão constantemente atualizados. Optando pela implantação de uma plataforma para gestão de dados mestres a empresa terá benefícios como:

  • Otimização nas atividades operacionais: ao alinhar os dados da organização e as operações relacionadas;
  •  Agilidade e automação no tratamento de dados;
  • Eliminação de erros por parte dos usuários; 
  • Negociação com fornecedores: com os dados mestres gerenciados, você poderá usá-los para insights em soluções que melhorem a relação comercial com parceiros e fornecedores;
  • Disponibilidade de informações de acordo com o departamento;

O que podemos concluir é que, quando bem gerenciados, os dados mestres podem tornar sua empresa mais competitiva frente a concorrência. Com informações chave organizadas, você e sua equipe farão análises estratégicas, melhorando os resultados a longo prazo. Além disso, vimos que existem soluções tecnológicas que podem ajudar a sua empresa a alcançar resultados e ir mais longe. Por isso, não deixe de usá-las à seu favor.

Se quiser saber mais sobre a governança de cadastros, entre em contato! Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e assine nossa Newsletter 😉